A APAE é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Reúnem grupos de famílias que trazem para o movimento suas experiências como pais de deficientes e, em alguns casos, também como técnicos na área.

A APAE é uma instituição de referência no Brasil no atendimento integral a pessoa com deficiência e na luta pelos seus direitos. Devido a tanta experiência e dedicação, a APAE se fortaleceu e tornou-se uma rede presente em mais de dois mil municípios e nos 26 estados brasileiros.

As APAE’s têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência através de uma postura integradora e inclusiva, além de ações que conscientizem cada vez mais a sociedade, tudo isso desenvolvido graças ao trabalho incansável de voluntários, que não medem esforços colocando sua força produtiva a favor desta grande ação filantrópica.